domingo, 24 de outubro de 2010

A Pipoca Mais Doce ou a Pipoca Mais Teimosa?

Pipoca está possessa. Felizmente, não teve nada a ver com o trabalho que teve a desenterrar o segundo vestido do casamento, nos armazéns da Zara; nem com a sua ideia genial de ir vestida de noiva para o Estádio da Luz no dia do casamento. Desculpem! No dia a seguir ao casamento. Provavelmente, veremos Pipoca Mais Doce vestida de noiva a cada comemoração do seu matrimónio, seja nas Maldivas ou na Caparica. Façamos figas, para que o trapinho continue em bom estado.

Mas, efectuado este pequeno detour, passemos à questão essencial da presente posta de Safio. Já sem espinhas, não vá alguém engasgar-se, uma vez que estas são bastante avantajadas. Pipoca está possessa. Pipoca, não entende como é que as pessoinhas burras da blogosfera continuam a perder tempo, na escrita de textos sobre a sua (errada) distinção entre “Ensino Superior” e “Licenciatura”.

Pipoca Mais Doce argumenta:

“Ensino superior: refere-se à frequência e não à conclusão do mesmo. Ou seja, malta que ainda está na faculdade. A malta que está a frequentar o próprio ensino superior (lamento, não consigo explicar de mais maneira nenhuma).”


“Licenciatura: é um título académico. Ou seja, refiro-me a malta que já tem o diploma emoldurado lá em casa.”

Pipoca Mais Doce argumenta. Só é pena que argumente mal. Mas não quero que pensem que discordo desta sumidade no assunto, apenas porque sim. Como tal, passo a transcrever alguns excertos do Decreto-Lei n.º 107/2008 de 25 de Junho.

TÍTULO II

Graus académicos e diplomas do ensino superior

CAPÍTULO I

Disposições gerais

Artigo 4.º

Graus académicos

1 — No ensino politécnico, são conferidos os graus académicos de licenciado e de mestre.

2 — No ensino universitário, são conferidos os graus académicos de licenciado, mestre e doutor.”

Cara Pipoca, será esta explicação suficientemente boa para si ou será que não fui suficientemente didáctico? Se tiver dúvidas, pode consultar a referida legislação no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ou será que deveríamos fazer um abaixo-assinado para que a sua designação fosse alterada para Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Licenciaturas?

Parece-me claro, que no seu inquérito, Pipoca Mais Doce procurava saber quem possuía formação Superior concluída e quem ainda frequentava uma Licenciatura. Mas, enganou-se na forma de o fazer. Acontece. Eu próprio, J. da Ega, quando me engano tenho por hábito corrigir o erro, ainda que isso me faça passar por ignorante. Pena que para outros a forma mais fácil seja a teimosia, chegando mesmo a roçar o absurdo, alcançando apenas a solidificação da sua ignorância.

Sem comentários: